john-sobre

Comecei a me interessar por Política quando estudava na PUC-Rio, onde fiz parte de uma chapa vitoriosa para o Diretório Central dos Estudantes. Ainda estudante, fundei minha própria empresa e, desde então, venho acumulando experiência no desenvolvimento de software para diversos setores. Ao mesmo tempo, enfrentava os desafios de ser empreendedor e empresário no Brasil. A atividade Política, exercida em paralelo, passou a ser através de entidades empresariais e profissionais, se incorporando a uma bem sucedida carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, da qual muito me orgulho.

As TICs e o software estão hoje por toda a parte, revolucionando setores inteiros da economia e criando novas oportunidades, incrementando a produtividade de pessoas, empresas e nações. O Brasil tem avançado no uso das TICs, mas deveria avançar mais! Durante o período em que fui diretor da Softex pude lidar mais diretamente com a formulação de políticas públicas e a complexidade de captação e operacionalização de recursos governamentais. Muitas vezes falta infraestrutura, falta pessoal qualificado e as leis vigentes limitam a adoção de novas tecnologias. Tirar o melhor proveito das TICs não é tarefa fácil nem trivial.

Por isso, depois de muita reflexão, decidi em 2013 pela primeira vez me filiar a um partido político e tentar me eleger deputado federal pelo Rio de Janeiro. A escolha pelo PSDB foi natural, já que votei em seus representantes inúmeras vezes. A campanha em 2014 foi uma experiência que considero positiva e na qual aprendi muito (Saiba mais acessando vídeos e textos utilizados na campanha em 2014).

Sempre soube que não seria fácil me eleger logo na primeira tentativa, especialmente no atual cenário brasileiro e com as regras vigentes. O desafio é ainda maior se considerarmos que ser político no Brasil virou sinônimo de querer buscar vantagens pessoais e alavancar oportunidades para os amigos,  contrariando e degradando a ideia de que a Política deve ser exercida com ética, sempre buscando o bem comum.

Continuo acreditando que tenho condições de colaborar para melhorar o cenário Político brasileiro, oferecendo meus conhecimentos, dedicação e empenho para que, com ética e transparência, venha a exercer um mandato no legislativo. É principalmente na esfera federal que são realizados os debates e formuladas as leis que se relacionam com o financiamento e uso da tecnologia no Brasil, motivo pelo qual busquei logo me candidatar a deputado federal.

Não estou certo ainda de quais serão meus próximos passos, já que as próximas eleições em 2016 serão para a esfera municipal. Uma nova candidatura para deputado federal só será possível em 2018.

De qualquer modo, quero continuar a expor minhas ideias nesse site e nas redes sociais, permitindo que as pessoas possam me conhecer melhor. Minha trajetória profissional pode ser vista em mais detalhes no LinkedIn ou na Plataforma Lattes.